domingo, 16 de outubro de 2011

Inspiração para livro de Concept Art

Nesse  ``Post´´ vou falar sobre inspiração e sobre a importância da referência para a concepção artística.
Desde que entendemos o mundo que nos  cerca, desde nossos primeiros vultos de consciência na idade da razão que começa a relampejar através das portas da percepção pra dentro da nossa cabecinha de crianças  até os dias da maturidade, toda a informação audio visual, intelectual,cultural ou social,enfim....Tudo nos influencia e enraíza-se nas entranhas da nossa interpretação do que é belo, ou feio, sagrado ou profano,complexo ou simples e invariavelmente essas coisas  afetam a nossa produção criativa.
Lembro-me  claramente de quando bem adolescente li as aventuras do pequeno Príncipe, assim como as história bíblicas, e tudo isso após o contato com as histórias em quadrinhos que variavam desde Homenm Aranha, à Moonshadow, V  deVingança e Wacthman(Alan Moore),Batmam Cavaleiro das Trevas e Electra Assassina(Frank Muller),misturados  com as Novelas Piscológicas de Dostoievski e Tosltói,bati tudo no liquidificador mental ao som  de Master of Puppets (Metállica)com Taiguara(exilado político do Regime Militar), Raízes de América(moviemnto musical transcultural que reuniu músicos de Recife à Montevidéu e Assunção no Paraguai), Mozart,Bach (compositores eruditos),BlindGuardian (heavy metal alemão)e Chico Buarque(MPB), Sepultura(Heavy metal Brasileiro) , (jazz)ePink Floyd(Rock Progressivo)Ufa, como  eu  falo, caraca .....Enfim...
Praticamente  uma experiência alucinógena e antropológica,pois misturar desde cultura de massas com entretenimento temporal regados à música clássica e literatura altamente filosófica foi formadora da minha envergadura eclética de hoje.
Essa multi-pluracidade de cultura, perigosa para alguns mas criativamente  enriquecedora para outros forjaram em meus parâmetros de interpretação de arte, um campo largo para a  criação conceitual.
Dentro desse Gênesis cultural,lendo filosofia grega,hebraica,entretenimento descartável da guerra-fria tal qual os Comics americanos ou bebendo do dramaturgos  Russos, o que sempre foi a prioridade, foi a enaltação à arte e o compromisso com o BOM GOSTO
Pórem mais tarde, quando deparei-me com o que realmente era arte de  verdade, quais eram as escola das Belas Artes e a complexidade de se ousar a falar com propriedade à respeito dessa ciência, descobri que precisarei de bem mais de  leitura aplicada e tutoriamento pra conseguir escrever algo que realmente adicione alguma coisa sobre  tudo o que ja se foi dito e escrito por intelectuais que gastaram as suas vidas à serviço dessa ciência e diciplina que tanto influenciou e influencia os mais numerosos campos da vida humana.
Contudo, a minuciosa e despretensiosa investigação que farei a partir dos dias que se seguem é fruto dessa minha inquietação pelo saber ,pelo conhecer e consumir a arte na maior expressão da palavra, prestigiando-a com a minha reverência , grana e tempo.
Estarei indo para uma viagem por 7 países do Leste Europeu e Paises Baixos(Holanda,Bélgica,Luxemburgo,República Tcheca,Áustria epor último a iluminada Paris na  França, onde poderei conferir de perto não só as obras originais dos mestres , mas  sentir  a atmosfera criativa de onde eles viveram e produziram.
 Observar mestres como : Rembraint,Velasquez,Rubens,Delacroix,para aprender a enxergar a luz e a maestria do realismo, ou  entender a cor e a expressão de umVan Gogh à queima  roupa, debaixo do meu jovem nariz.ou Até mesmo entender a  divina simetria e harmonia de linearidade e pictoriedade da Arte Noveau das Obra de Alphonse Mucha , serão pequenos passos na odisséia infinita e prazeira do desvelamento.Onde o pobre  loco (mindingo) suburbano  caracturista, professor CG e  jardineiro, pode observar atônito e perplexo às obras que colocaram o nome de seus  autores  na  história  da  Arte.
Me desejem  sorte  para  mais  essa aventura que  compartilharei aqui com quem quer que leia, ou  comigo  mesmo, minha mãe minha mina e meu  cachorro.e todas as pessoas que me querem bem.
Santo André 16/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário