Nesse primeiro passo, cria-se com a ferramenta de Z sphere uma base mesh com a ordem da malha em forma de esferas, é apreciável habilitar o modo de vizualização wire frame
Apertando a Tecla (A) tem-se a vizualização de malha 3d
Após usar a ferramenta (MOVE) para posicionar a volumetria existente é importante clicar na tecla
(make Polymesh3d)para que uma vez transformada em malha 3d,seja possível subdividir a malha em maiores números de polígonos e assim detalhar maior o objeto da cena
Com esta subdivisão maior é possível um detalhamento dos músculo e expressões do modelo
Com o Comando (Ctrl D)é possível fazer estas subdivisões e ao apertar a tecla Shift D, a geometria volta um nível na subdivisão,assim como se apertarmos a tecla (D) voltaremos aos níveis superiores de subdivisão.
Aqui podemos observar que apesar de não termos detalhado a malha ao ponto de criarmos (Edge Loops) , as (Z SPHERES) foram posicionadas para propiciarem subdivisões na região dos olhos, suficientes pra detalhar as reentrancias e sobreposições de massas dessa região, bem como no nariz, boca e orelhas.
A malha pode ainda manter as mesmas proporções com a quantidade de polígonos inferior
Nesse exemplo aplicou-se o modificador Transpose Master,para dar uma torção ao pescoço
Com a ferramenta (MOVE) é possível dar um sorrisinho meio estranho para a personagem, e posá-lo para um render fácil e intuitivo
Aqui não teremos uma malha organizada para animação, contudo é possível fazer uma retopologia no mesmo Z BRUSH ou em outro software chamdo TOPOGUN,mas nesse exercício,vamos nos ater ao Concept Art
Tirando do modo de visualização (wire frame),é possível aplicar uma luz e fazer um render
As configurações de luz e Render aqui são estremamente básicas , mas criam uma profundidade maior na imagem
Aqui uma sugestão de luz e render
E finalmente com a pintura da ferramenta Polypaint e um material (skinshade) temos detalhes para um novo Tutorial superdetalhado.
Desavisados e Entusiastas como eu !!que sofreram pra achar materiais simples e para gente atrasada qnem eu,rs.....espero que tenha servido de algo, Aos especialistas no Software,desculpem a sincera pretensão,mas me vali desse instrumento altamente democrático para publicar e ajudar aos entusiastas e curiosos por aprender Z Brush,sem mais justificativas....
e a ultima de Perfil e Frontal
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